domingo, 12 de dezembro de 2010

ArtSet usa sétima arte em favor da educação

Projeto é desenvolvido na Unemat e atividades constam do primeiro semestre de 2007

Marcos Cardial

Alto Araguaia/MT - Tamires Chavier (nome fictício) sorri com timidez para as pessoas que a olham do palco e para os colegas que a olham da platéia. Ela está sentada em uma fila de cadeiras colocada para os alunos. Olha atentamente para o telão. A jovem de 14 anos mal se dá conta que está participando do Projeto ArtSet, desenvolvido na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A proposta visa aliar cinema e educação.

A proposta do projeto ArtSet é oferecer atividade cultural com sessões de cinema para a comunidade acadêmica e comunidade externa. As atividades tiveram início no primeiro semestre de 2007. A ideia surgiu depois que alguns professores, recém-chegados ao campus, discutiam a carência de atividades culturais na cidade e desde então o projeto vem sendo desenvolvido. A cada mês filmes voltados para acadêmicos de Letras e Comunicação Social são exibidos no anfiteatro na universidade.

O projeto é desenvolvido sob plataformas bem definidas. Em Letras com o curso Cinema e Literatura, pode-se colocar em discussão temas como loucura e razão; sociedade e prostituição; guerra e amor; separação, ódio e revolta e perdão. Em Comunicação Social, com o curso Cinema e Estudos Culturais são tratados temas como indústria cultural; consumo; evidência ou comprovação; Sociedade e modernização. Outra proposta do Projeto ArtSet é atender também a comunidade local em parceria com o Rotaracty Club.

A professora e coordenadora do Projeto ArtSet, Shirlene Hor de Souza mostra satisfação ao falar do envolvimento dos acadêmicos e da comunidade local. “Vejo com muita alegria o envolvimento sincero dos acadêmicos. A expectativa da equipe era de que cada módulo reunisse cerca de 20 pessoas, mas o público é bem maior. São cerca de 60 pessoas participando dos módulos oferecidos pelo Projeto ArtSet nos três cursos que oferece Cinema e Literatura, Cinema e Estudos Culturiais, além há o ArtSet Comunidade que oferece sessões para a comunidade externa todos os sábados”, disse a professora.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Candidatos a coordenador político pedagógico do Campus de Alto Araguaia participarão de debate na terça-feira

Lavousier Machry

Marcos Cardial

Os candidatos a coordenadoria político pedagógica da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus regional de Alto Araguaia, participarão, na próxima terça-feira (7) de um debate organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). No encontro os candidatos terão tempo determinado para falar de suas propostas, bem como responder perguntas de acadêmicos, professores e corpo técnico da instituição.

Os dois candidatos, professor Dr. Gleber Nelson Marques e professora Dra. Edileusa Gimenes Moralis se preparam para discutir suas propostas e debater suas idéias por quase três horas diante da comunidade acadêmica. Cada um deles terá um tempo determinado para apresentações pessoais e apresentaram seus respectivos planos de gestão para os próximos quatro anos.

O debate tem início previsto para as 19 horas e será no anfiteatro da universidade. A mediação ficará por conta do apresentador Hideraldo Luiz e será dividido em três blocos, com perguntas pré-selecionadas dos acadêmicos, professores e funcionários, além de uma discussão de candidato para candidato. De acordo com as regras estabelecidas pelo DCE, a primeira parte do debate será para as apresentações pessoais.

Esta é a segunda vez que um debate para a coordenadoria acontece no campus de Alto Araguaia. O processo eleitoral para a coordenação do campus ocorre na próxima quinta-feira (9). O colégio eleitoral é composto pelos três segmentos da universidade: acadêmicos devidamente matriculados nos cursos de Comunicação Social, Letras e Computação, técnicos e professores respeitando o voto paritário. O voto é secreto e livre.