domingo, 12 de dezembro de 2010

ArtSet usa sétima arte em favor da educação

Projeto é desenvolvido na Unemat e atividades constam do primeiro semestre de 2007

Marcos Cardial

Alto Araguaia/MT - Tamires Chavier (nome fictício) sorri com timidez para as pessoas que a olham do palco e para os colegas que a olham da platéia. Ela está sentada em uma fila de cadeiras colocada para os alunos. Olha atentamente para o telão. A jovem de 14 anos mal se dá conta que está participando do Projeto ArtSet, desenvolvido na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A proposta visa aliar cinema e educação.

A proposta do projeto ArtSet é oferecer atividade cultural com sessões de cinema para a comunidade acadêmica e comunidade externa. As atividades tiveram início no primeiro semestre de 2007. A ideia surgiu depois que alguns professores, recém-chegados ao campus, discutiam a carência de atividades culturais na cidade e desde então o projeto vem sendo desenvolvido. A cada mês filmes voltados para acadêmicos de Letras e Comunicação Social são exibidos no anfiteatro na universidade.

O projeto é desenvolvido sob plataformas bem definidas. Em Letras com o curso Cinema e Literatura, pode-se colocar em discussão temas como loucura e razão; sociedade e prostituição; guerra e amor; separação, ódio e revolta e perdão. Em Comunicação Social, com o curso Cinema e Estudos Culturais são tratados temas como indústria cultural; consumo; evidência ou comprovação; Sociedade e modernização. Outra proposta do Projeto ArtSet é atender também a comunidade local em parceria com o Rotaracty Club.

A professora e coordenadora do Projeto ArtSet, Shirlene Hor de Souza mostra satisfação ao falar do envolvimento dos acadêmicos e da comunidade local. “Vejo com muita alegria o envolvimento sincero dos acadêmicos. A expectativa da equipe era de que cada módulo reunisse cerca de 20 pessoas, mas o público é bem maior. São cerca de 60 pessoas participando dos módulos oferecidos pelo Projeto ArtSet nos três cursos que oferece Cinema e Literatura, Cinema e Estudos Culturiais, além há o ArtSet Comunidade que oferece sessões para a comunidade externa todos os sábados”, disse a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário